Paladar

Receitas

Receita

Karsten Moran|NYT
Karsten Moran|NYT

Chame as crianças para colocar a mão na massa com estas 10 receitas

Neste Dia das Crianças, leve os pequenos para a cozinha para fazer pães, massas, biscoitos, tortas e até hambúrgueres

10 outubro 2018 | 19:42 por Redação Paladar

A cozinha pode ser um lugar de aprendizado e diversão. Com supervisão e as receitas certas, os pequenos podem explorar sabores, cores, texturas e técnicas.

Para neste Dia das Crianças a comemoração estar entre potes e panelas, o Paladar listou diversas receitas, entre salgadas e doces, que vão reunir gerações na cozinha e, depois, à mesa. 

Há preparos com diferentes níveis de dificuldade, para estimular o interesse de crianças de diferentes idades. Mas todas têm uma coisa em comum: a criançada vai colocar a mão na massa - de pizza, de biscoito, de pão e até de carne - literalmente.  

 

1. Nhoque

A gente promete que a bagunça - a mesa coberta com farinha para modelar a massa - vale a pena. Crianças de diferentes idades podem se reunir para criar os rolinhos de massa e cortar os nhoques. Para servir, molho de tomate com manjericão. Confira a receita

Receita de nhoque ao sugo com manjericão

Receita de nhoque ao sugo com manjericão Foto: Alex Silva|Estadão

 

2. Bolachinhas de nata

Uma receita feita com ingredientes que todo mundo tem em casa. Modelar as bolachinhas pode ser um desafio divertido e até um exercício de criatividade. Confira a receita.

Bolachinhas de nata, receita de Maria de Fátima Alves Paiva, de Poço Fundo (MG)

Bolachinhas de nata, receita de Maria de Fátima Alves Paiva, de Poço Fundo (MG) Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

3. Pão de milho e farinha integral

Aqui é para literalmente colocar a mão na massa. Misturar, sovar, dobrar. É ainda um exercício de paciência (e uma aula de química), já que o pão precisa descansar duas vezes, para fermentar. Veja como fazer

Receita de pão de milho e farinha integral de Luiz Américo Camargo

Receita de pão de milho e farinha integral de Luiz Américo Camargo Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

 

4. Torta crumble de maçã

Três passos, três texturas diferentes. O crumble, que vai por cima da torta, fica esfarelento. O recheio, de maçãs em cubos e canela, úmido. A massa, bem elástica. Confira a receita

Receita de torta crumble de maçã

Receita de torta crumble de maçã Foto: Alex Silva|Estadão

 

5. Almôndegas italianas assadas com parmesão

Prato fácil de fazer - as almôndegas são assadas no forno - e que serve tanto de prato principal como de tira-gosto. A “massa” é misturada e modelada em bolinhas com as mãos. Confira a receita

A receita rende cerca de 60 bolinhas, que são assadas

A receita rende cerca de 60 bolinhas, que são assadas Foto: Felipe Rau|Estadão

 

6. Cookies

Os cookies têm um lugar especial no imaginário - e no estômago - das crianças. Por isso, prepará-los com as mãos é diversão garantida. Para dar espaço à imaginação, dê a opção entre ingredientes como chips de chocolate, nozes e goiabada. Confira 10 receitas.  

 

  Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

 

7. Joelho

Esse enroladinho de presunto e queijo vai ser sucesso garantido na hora do lanche. A massa pode ser feita na batedeira e, depois, recheada de acordo com o gosto de cada um. Veja como fazer

Joelho, massa recheada com presunto e queijo. 

Joelho, massa recheada com presunto e queijo.  Foto: Roberto Seba/Estadão

 

8. Hambúrguer

Entre picar os ingredientes, moldar, cozinhar os hambúrgueres e montar os sanduíches, há muitas técnicas a serem aplicadas. Crianças de diferentes idades podem participar e contribuir. Veja a receita desse hambúrguer de costela e maionese de pimenta biquinho.

Hambúrguer de costela e maionese de pimenta biquinho.

Hambúrguer de costela e maionese de pimenta biquinho. Foto: Tadeu Brunelli/Estadão

 

9. Massa de pizza

Essa é para cansar os braços dos pequenos de tanto sovar. Vela a pena deixar alguns ingredientes disponíveis para que cada um monte sua própria pizza. Confira aqui como fazer.

 

  Foto: Karsten Moran|NYT

 

10. Banana bread

Amassar bananas maduras, misturar ingredientes secos em uma tigela, os molhados em outra e, depois, misturar tudo. Uma receita super perfumada que pode ser feita a várias mãos. Veja como fazer.

 

  Foto: Daniel Teixeira|Estadão