Paladar

Receitas

Receita

Receitas coringas para não chegar na festa de mãos abanando

Foi convidado para um jantar de confraternização e não sabe o que levar? O 'Paladar' te dá 15 sugestões de pratos para impressionar os convivas

10 de dezembro de 2019 | 12:24 por Danielle Nagase, Especial para o Estado

Foi convidado para um jantar na casa de um amigo? Nada mais justo do que levar um mimo para somar ao cardápio. Pode ser uma bebida - confira aqui vinhos bons e baratos para o verão - ou uma entrada, opção de acompanhamento ou sobremesa. Se optar levar uma guarnição, vale combinar a receita antes com o anfitrião para que os pratos casem à mesa. 

Aproveitando o ensejo das festas de fim de ano, o Paladar selecionou 15 receitas coringas - e fáceis de reproduzir em casa - para você não chegar no evento com as mãos abanando no evento. Confira a seguir. 

Aperitivos mil

Aqui as possibilidades são quase infinitas. Como os aperitivos são servidos antes do jantar, eles não precisam necessariamente combinar os outros pratos do cardápio. Invista em beliscos como as azeitonas marinadas com laranja e sálvia ou as castanhas picantes, que levam um toque de açúcar mascavo. Sardella, um pesto ou essa coalhada fake funcionam, mas nesse caso não esqueça de levar também o pão. Ou aposte num belo chutney, como esse de figos, para servir com queijos. 

Castanhas picantes caramelizadas. 

Castanhas picantes caramelizadas.  Foto: Codo Meletti/Estadão

 

Focaccias

Você não precisa ser um expert em pães para assar uma boa focaccia - e dá para fazer desde a versão mais simples, só com sal grosso e alecrim, a opções cobertas com azeitonas e tomates ou calabresa de mussarela.  

 

  Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

Carne fria e fatiada 

Dá para fazer tanto um lagarto à escabeche, mergulhado em azeite, pimentões, cebola, tomate e azeitonas, quanto um rosbife clássico, bem rosado. A ideia é servir ambos fatiados finamente, frios, para comer com pão, como abrealas do jantar. Outra alternativa é combinar com o anfitrião: você leva a carne, ele providencia a salada e jantar está feito.

Sanduíche de lagarto

Sanduíche de lagarto Foto: Felipe Rau/Estadão

 

 

Salmão curado com erva-doce

Essa receita é fácil de fazer - só requer antecedência para o tempo de cura do pescado. Mas vale a espera: o salmão fica uma delícia e com certeza vai impressionar os convivas. Confira o passo a passo aqui. Sirva com pão ou torrada e, se sobrar tempo, prepare também um creme azedo para acompanhar. 

Receita de salmão curado com erva-doce

Receita de salmão curado com erva-doce Foto: Roberto Seba|Estadão

 

Tortas doces

Mesmo que o anfitrião tenha preparado outra sobremesa, doce nunca é demais num jantar de confraternização - tenha certeza, os convidados não vão se importar de comer um pedacinho de cada opção. Esse cheesecake de goiaba chama atenção pelo visual e fica uma delícia. Quer uma receita mais simples? Essa torta de chocolate sem farinha é garantia de sucesso.

Cheesecake de goiaba.

Cheesecake de goiaba. Foto: Felipe Rau/Estadão

+ Manual básico para fazer tortas doces

 

Calda de caramelo perfeita

Compre um bom sorvete de creme ou chocolate, prepare essa calda de caramelo da confeiteira Marilia Zylbersztajn e está resolvida a sobremesa. Essa receita leva apenas açúcar e creme de leite e fica pronta em poucos minutos. Bom para quem está sem tempo, mas não abre mão de causar boa impressão no jantar. Aprenda a fazer aqui

 

  Foto: Reprodução

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.