Paladar

Receitas

Receita

Carne de porco é deliciosa e versátil: confira 16 receitas para fazer em casa

Bisteca, costelinha, lombo, bacon... use e abuse dos cortes suínos, em diferentes preparos, para variar o cardápio

04 de dezembro de 2019 | 18:35 por Redação Paladar, O Estado de S.Paulo

A carne de porco, além de suculenta e saborosa, é muito versátil. Com diferentes cortes (bisteca, pernil, costelinha, barriga, lombo...), funciona bem em diferentes preparos.

Confira a seguir uma seleção com 16 receitas para diferentes ocasiões: do assado que precisa passar horas marinando - exigindo tempo e planejamento -, ao filé empanado em farinha panko, crocantíssimo, para fazer em poucos minutos.

Tem receita de bacon caseiro também (como não ter?), mas já avisamos: só se arrisque se tiver tempo e paciência. A receita leva mais de uma semana para ficar pronta, mas vale muito a pena.  

 

Filé-mignon suíno com laranjas e calda de tomilho

Carne de porco com laranja é uma combinação clássica. Nessa receita, o filé é temperado com ervas, sal grosso e açúcar demerara. Já a calda, feita de laranja, tomilho e vinho branco. Conheça o passo a passo.

Filé-mignon suíno com laranjas em calda e tomilho.

Filé-mignon suíno com laranjas em calda e tomilho. Foto: Codo Meletti/Estadão

 

Bisteca suína com Jerez, pera e maçã

Carne de porco vai maravilhosamente bem com acompanhamentos e molhos doces. Esse prato, de preparo rápido, é uma boa pedida para quem quer diversificar na guarnição. Aqui, a bisteca suína chega à mesa com frutas, pera e maçã, cortadas em cubinhos. Veja o modo de preparo.

Bisteca suína com Jerez, pera e maçã.

Bisteca suína com Jerez, pera e maçã. Foto: Patricia Ferraz/Estadão

 

Costelinha picante

O segredo para uma boa costelinha de porco está nos temperos da marinada. Açúcar mascavo, alecrim, tomilho, pimenta cayena, pimenta-do-reino e páprica doce dão personalidade e sabor ao prato. Não por acaso, essa é uma das receitas mais acessadas do Paladar. Veja como é feito.

Costelinha picante. 

Costelinha picante.  Foto: Codo Meletti/Estadão

 

Costelinha de porco no cacau

Uma mistura de cacau, vinho tinto, sal e açúcar rega as costelas, que devem ficar marinadas por, no mínimo, 12 horas. A receita é criação da chef Heloisa Bacellar, do Lá da Venda, em uma colaboração com Diego Badaró, dos chocolates AMMA. Confira como reproduzir o prato.

Costela de suína ao molho de cacau.

Costela de suína ao molho de cacau. Foto: Tadeu Brunelli

 

Lombo suíno com purê de abóbora e caju

Na receita do chef Carlos Ribeiro, o lombo é cortado como bife e marinado por 12 horas no suco de caju. Prepare um purê de abóbora e caju cortado em cubinhos para acompanhar a carne - a combinação com sabores agridoces serve para realçar a carne. Veja como fazer em casa.

Receita de lombo suíno com purê de abóbora e caju

Receita de lombo suíno com purê de abóbora e caju Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Lombo assado

Eis um prato fácil fácil de fazer. Nessa receita preparada por Luíza Estima e Cida Maciel, o lombo é marinado em vinho branco, e vai ao forno por três horas, besuntado na manteiga. Vai bem com uma boa farofa. Veja como preparar em casa.

Lombo assado, receita de Natal

Lombo assado, receita de Natal Foto: Marcos Mendes/Estadão

 

Pernil de porco laqueado com dois molhos

Dois molhos distintos são utilizados nesse prato: o de limão, mais ácido e refrescante, e o Apple Jelly, adocicado. O primeiro leva, além da fruta, vinho branco e aguardente. Já o segundo é feito com maçãs verdes e pimenta-de-cheiro. Confira o modo de preparo aqui.

Receita de pernil de porco precoce laqueado com dois molhos

Receita de pernil de porco precoce laqueado com dois molhos Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

Tonkatsu karê: lombo de porco empanado com arroz e curry

Queridinho dos izakayas, esse prato principal japonês tem preparo muito simples: empane o lombo já temperado na farinha panko e frite em óleo quente. A picância do molho curry cai muito com a fritura. Acompanhe com gohan ou arroz branco tradicional. Veja como a receita é feita.

Tonkatsu com gohan e molho curry.

Tonkatsu com gohan e molho curry. Foto: Alex Silva

 

Espetinho de porco com pasta de amendoim

O tradicional espetinho de porco ganha uma incrementada nesse preparo de Mark Bittman. Uma marinada feita com leite de coco, shoyu, pimenta vermelha, manjericão e pasta de amendoim dão nova cara e sabor para a carne. Aprenda como fazer.

Espetinho de porco com pasta de amendoim

Espetinho de porco com pasta de amendoim Foto: Evan Sung|NYT

 

Tacos de carnitas

A receita é da Taquería La Sabrosa, do chef Hugo Delgado, e usa costela de porco cortada em ripas, além do pernil em pedaços no recheio do taco. Incremente esse clássico mexicano com guacamole e salsa. Veja como fazer.

Confira a receita de tacos de carnitas (carne de porco)

Confira a receita de tacos de carnitas (carne de porco) Foto: Sérgio Castro|Estadão

 

Arroz de suã

Nessa receita do chef Marcelo Correa Bastos, do Jiquitaia, a carne da espinha do lombo suíno (suã) empresta sabor arroz úmido. Pé e orelha de porco, linguiça e bacon complementam a receita. Para dar crocância ao prato, sirva com farinha de milho flocada.

 

  Foto: Werther Santana|Estadão

 

Yakisoba de porco e repolho

A receita parece complexa, mas não é: basta saltear todos os ingredientes - carne, legumes e molho - numa wok. O macarrão chinês seco é comprado pronta. Gengibre, e cebolinha picada dão o toque final à receita. Aprenda a fazer

Receita de yakisoba de porco e repolho

Receita de yakisoba de porco e repolho Foto: Evan Sung|NYT

 

Banana marmelo com carne de porco

O segredo é fazer um corte ao longo de cada banana, sem chegar até o final - a fruta não pode ser partir ao meio. Use a carne de porco desfiada e temperada com cebola, pimentão e pimenta para rechear no recheio. Confira como se faz.

 

  Foto: Neide Rigo|Estadão

 

Terrine de porco

O processo para se fazer uma terrine não é dos mais rápidos (três ou quatro dias nesse caso), mas o resultado certamente é recompensador. Na receita de Julien Mercier, enquanto o bacon serve como “cama” na forma, fígado e pancetta são moídos e dão corpo ao prato. Veja como fazer.

Terrine de porco.

Terrine de porco. Foto: Sérgio Castro|Estadão

 

Bacon feito em casa

O bacon virou febre há alguns anos e até hoje continua nas graças de muita gente. Mas a receita feita a partir da barriga de porco nem sempre é bem executada. Com esse preparo de Daniel Silveira, você fará sucesso preparando a iguaria em cubos, tiras ou como preferir. Faça em casa.

Bacon feito em casa

Bacon feito em casa Foto: Felipe Rau|Estadão

 

Torresmo à milanesa

“Que é que você trouxe na marmita, Dito? Troxe ovo frito, troxe ovo frito. E você, beleza, o que é que você trouxe? Arroz com feijão e um torresmo à milanesa, da minha Tereza!”. Luiz Campiglia, chef do Paribar, decidiu colocar em prática a ideia de quitute cantada por Adoniran Barbosa e Clementina de Jesus, que além de frito é empanado. A receita é feita com pancetta de porco e leva zimbro, garam masala, queijo gruyère e pimenta jamaicana. Confira o passo a passo.

Receita de torresmo à milanesa

Receita de torresmo à milanesa Foto: Divulgação

 

* Publicada em novembro de 2017 e atualizada pela última vez em dezembro de 2019.