Paladar

Receitas

Receita

Roberto Seba|Estadão
Roberto Seba|Estadão

Receitas de bolos caseiros fáceis de fazer

Bolos simples, fofos e gostosos: aprenda receitas perfeitas para o dia a dia

29 de maio de 2019 | 16:45 por Redação Paladar

Banana, chocolate, fubá, limão, mandioca, tapioca... Não importa o ingrediente principal, um bolo caseiro recém-saído do forno é sempre uma boa pedida para o lanche da tarde. Ou lanche da manhã, ou lanche da noite - aqui no Paladar somos todos partidários do "bolo a qualquer hora do dia".

Abaixo, separamos receitas de bolos simples e fáceis de fazer. Então, fica, vai ter bolo! 

 

1. Bolo de fubá 

Típico quitute rural, o bolo de fubá é um dos mais antigos da história brasileira. Segundo Caloca Fernandes no livro Viagem Gastronômica pelo Brasil (Senac), fubá era a palavra com que os africanos chamavam a farinha de milho seco e moído. Aprenda a fazer esse tradicional bolo da região Sudeste do Brasil com a receita da chef Heloísa Bacellar.

Bolo de fubá

Bolo de fubá Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

2. Bolo-mármore

Eis aqui um exemplar de bolinho caseiro bem fácil de preparar. Mistura baunilha e chocolate: o melhor de dois mundos reunidos em uma só receita. Confira o passo a passo.

Bolo feito pela chef Heloisa Bacellar

Bolo feito pela chef Heloisa Bacellar Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

 

3. Bolo 'de nada'

Não quer decidir o sabor? Aposte neste bolo aqui, "de nada". Ele leva iogurte natural, essência de baunilha e canela em pó. é perfumado, docinho, delicioso. Confira a receita.

Bolo feito por Heloisa Bacellar

Bolo feito por Heloisa Bacellar Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

 

4. Bolo de banana

Sabe aquelas bananas-nanicas que ficam dando sopa na fruteira? Pegue três, coloque no liquidificador com óleo e açúcar e bata até virar um creme. Em seguida, ponha farinha de rosca e misture novamente. Adicione o fermento, mexa, leve ao forno e aguarde o bolo assar. É fácil assim. Confira a receita completa. Os americanos também têm sua versão de bolo de banana, que leva buttermilk (que nada mais é do que leite talhado), nozes e baunilha. Fácil de fazer, fica mais úmido e mais denso, um clássico do café da manhã por lá. Veja como fazer o banana bread (ou bolo de banana gringo)

Bolo de banana.

Bolo de banana. Foto: Alex Silva/Estadão

 

5. Bolo de chocolate

Macio, de textura esponjosa e sabor de chocolate intensificado pelo açúcar mascavo. Tem um pouco de pudim e um pouco de brownie. A foodie inglesa Nigella Lawson garante que o bolo fica melhor no dia seguinte, mas a receita perfuma de tal forma o ambiente que fica impossível guardá-lo para depois. Dica: a massa tem de ficar molhadinha mesmo no centro. Aprenda a preparar.

Receita de bolo de chocolate da Nigella Lawson

Receita de bolo de chocolate da Nigella Lawson Foto: Reprodução

 

6. Bolo de tapioca

Super fofinho, traz a combinação clássica – e deliciosa – de tapioca com leite de coco. Esta receita é da chef confeiteira Joyce Galvão, confira

Bolo de tapioca.

Bolo de tapioca. Foto: Roberto Seba/Estadão

 

7. Bolo de maçã, cravo e canela

A gente começa a aproveitar esse bolo bem antes de ele ficar pronto: o perfume que vai tomando conta da casa enquanto a massa está no forno é delicioso. Além disso, ele é macio e reconfortante. Veja a receita.

 

  Foto: Patricia Ferraz|Estadão

 

8. Bolo de limão

Não é dos mais simples, mas também não é um bolo tão complicado de fazer. No equilíbrio certo entre doçura e acidez, fica fofo e bem úmido. Veja o passo a passo da receita de Jane Beedle, participante do reality show The Great British Bake Off, executada por Melissa Clark, repórter do New York Times

 

  Foto: Andrew Scrivani|The New York Times

 

9. Bolo de mandioca

A mandioca, também conhecida por aipim, castelinha, macaxeira e tantas outras formas, já era usada em preparos de origem indígena quando os portugueses enfim a conheceram. Muito presente na culinária brasileira, principalmente no Nordeste, foi acrescentada na receita dos bolos diante da falta de trigo na região. Sempre cremoso, o bolo de mandioca desmancha na boca. Veja como preparar. Se preferir uma versão mais úmida e mais densa (com claras em neve e leite de coco), aprenda a fazer o dedinho de Iaiá

Bolo de mandioca

Bolo de mandioca Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

10. Bolo de cupuaçu

Herança da culinária indígena, o cupuaçu, originário da Amazônia, é parente do cacau e o ingrediente principal desse bolo fofinho, mas firme. A polpa do fruto vai na mesma proporção da farinha e é usada como massa, já que, no passado, o trigo era escasso na região Norte. Por fim, a compota de cupuaçu serve de cobertura. Confira a receita de Heloísa Bacellar

Bolo de Cupuaçu

Bolo de Cupuaçu Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

11. Cuca com goiabada

Foi na bagagem dos imigrantes alemães que a cuca desembarcou no Sul, um caso raro, já que boa parte dos bolos chegaram ao País com os portugueses. Descendente do streuselkuchen, a cuca em geral é feita com fermento de pão (biológico) – mas sempre é coberta por farofa doce. Confira o modo de preparo.

Cuca com goiabada

Cuca com goiabada Foto: Tiago Queiroz| Estadão

 

12. Bolo mané pelado

Mandioca, coco, queijo, leite, erva-doce, manteiga, açúcar, ovo e uma pitadinha de sal. Estes são os ingredientes que, juntos, dão vida ao bolo mané pelado. Leia a receita

Bolo mané pelado.

Bolo mané pelado. Foto: Felipe Rau/Estadão

 

13. Bolo de inhame

Neide Rigo, colunista do Paladar, é a dona dessa receita não tão comum, mas fácil de fazer e bastante saborosa. Veja o modo de preparo do bolo de inhame.  

Receita de bolo de inhame

Receita de bolo de inhame Foto: Felipe Rau|Estadão

 

14. Bolo de capim-limão

Creme de leite, folhas de capim-limão, ovos, manteiga, açúcar e farinha de trigo se juntam nessa receita da chef confeiteira Joyce Galvão. Ótima opção para variar o sabor dos bolos caseiros - mas ainda mantendo a facilidade de preparo. Veja como fazer.

Bolo de capim-limão.

Bolo de capim-limão. Foto: Roberto Seba/Estadão

 

15. Bolo de fubá com goiabada

Fubá e goiabada nasceram um para o outro. Uma dica para os cubinhos não afundarem na massa é polvilhá-los com fubá antes de colocá-los na mistura. Esse bolo fica perfeito com um cafezinho passado na hora. Confira a receita

Bolo feito pela chef Heloisa Bacellar

Bolo feito pela chef Heloisa Bacellar Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

 

* Lista publicada em janeiro de 2016 e atualizada pela última vez em maio de 2019.