Paladar

Receitas

Receita

Codo Meletti|Estadão
Codo Meletti|Estadão

Receitas de peixe para a Sexta-feira Santa

Quinze pratos práticos com diferentes tipos de peixe, para quem não quer comer carne vermelha no almoço de Sexta-feira Santa

13 de abril de 2019 | 20:46 por Redação Paladar

Peixe é a estrela da Semana Santa. Pescada, robalo, linguado, salmão, sardinha, merluza, badejo... há boas receitas para todas as espécies e todos os gostos.

Para o almoço de Sexta-feira Santa, escolha o peixe mais fresco que encontrar e eleja sua receita favorita entre as selecionadas abaixo pelo Paladar. Uma coisa garantimos: todas elas vão o fazer bonito na mesa. (Se você preferir apostar em bacalhau, temos uma seleção aqui para você também.)

São quinze receitas práticas e rápidas com diferentes peixes. Confira! 

 

1. Peixe com tomate e vinho branco

O nome oficial dessa receita, feita por José Barattino, chef executivo do Eataly, é pesce in acqua pazza. Tomates cereja e dentes de alho são refogados e, depois, cobertos com água e vinho branco. Os filés de peixe (escolha o seu preferido de carne branca) cozinham nesta mistura. Dez minutos e está pronto. Fácil e rápido. Aprenda a receita. 

Peixe cozido com tomate e vinho branco.

Peixe cozido com tomate e vinho branco. Foto: Codo Meletti/Estadão

 

2. Peixe no papelote e arroz com azeitonas

Essa receita utiliza filme plástico para assar o peixe e os tomates. Além de ser rápido no forno, o sabor fica bem concentrado. Aproveite o papelote na apresentação do prato. Ao lado do arroz com azeitonas, como sugestão da chef Bella Masano, do Amadeus, fica um charme na mesa. Confira a receita completa. 

Peixe no papelote e arroz com azeitonas.

Peixe no papelote e arroz com azeitonas. Foto: Codo Meletti/Estadão

 

3. Robalo no papel alumínio com legumes e arroz

Fazer o robalo no papel alumínio é uma boa solução para um almoço rápido: o peixe vai ao forno por apenas dez minutos, depois de temperado e selado na frigideira. Aproveite o tempo no forno para cozinhar os dois arrozes (o vermelho e o integral) separadamente e, por fim, juntá-los numa mesma panela por dois minutos. A receita é do chef Henrique Schoendorfer, do Ristorantino. Veja como fazer em casa. 

Robalo no papel alumínio com legumes e arroz com tomate.

Robalo no papel alumínio com legumes e arroz com tomate. Foto: Codo Meletti/Estadão

 

4. Filé de peixe com cebolas e tomates assados

Nessa receita do chef Carlos Siffert, escolha entre robalo, pescada amarela, ou namorado limpo, sem pele ou escamas. O preparo é rápido: o peixe vai ao forno por vinte minutos aproximadamente. O que é preciso se programar é para fazer os acompanhamentos - os vegetais precisam ir para o forno por cerca de uma hora. Aprenda a receita. 

Filé de peixe com cebolas e tomates assados.

Filé de peixe com cebolas e tomates assados. Foto: Codo Meletti/Estadão

 

5. Filé de linguado com crosta de coco e ervas

Essa receita do chef Paulo Neves, da Ghee Banqueteria, vai acompanhada de uma musseline (um purê bem macio, com textura de musse) de mandioquinha com maracujá. O molho é feito com caldo de peixe e cambuci, um fruto típico da Mata Atlântica. A crosta de coco desidratado, alecrim, tomilho e farofa de pão dá sabor e textura ao peixe. Veja a receita completa. 

Filé de linguado com crosta de coco e ervas ao molho de cambuci.

Filé de linguado com crosta de coco e ervas ao molho de cambuci. Foto: Codo Meletti/Estadão

 

6. Pica pau de atum

Uma opção de entrada entre as receitas, o prato é feito com bife de atum, pimenta calabresa, alcaparras e picles de legumes diversos, como pepino, couve-flor e cenoura. O peixe é grelhado rapidamente, pois deve ficar mal passado por dentro. Sirva acompanhado de um pão. A receita é do chef Chico Ferreira, do Le Jazz. Confira como fazer em casa. 

Pica pau de atum.

Pica pau de atum. Foto: Codo Meletti/Estadão

 

7. Robalo recheado

Eis um prato imponente. O peixe vai inteiro para a mesa, recheado com tomates e cebolas, e escoltado por uma farofa de camarões e azeitonas. E não precisa se intimidar, é fácil de fazer - ensinamos até a limpar peixes em casa. Confira a receita completa

Robalo recheado servido com farofa de camarão.

Robalo recheado servido com farofa de camarão. Foto: JB Neto/Estadão

 

8. Moqueca de peixe

Uma boa moqueca de peixe perfuma a casa e chama atenção na mesa. É daqueles pratos que parecem complicados, mas são muitos fáceis de fazer em casa. Todos os ingredientes - postas de robalo, cebola, tomate e pimentões - vão intercalados na panela de ferro, cobertos por leite de coco e azeite de dendê. Depois, é só deixar cozinhar.  Veja como fazer em casa.

Moqueca de peixe.

Moqueca de peixe. Foto: Roberto Seba/Estadão

 

9. Linguado no vapor de limão

Eis uma refeição tão simples como deliciosa. É fácil e rápida de fazer, além de levíssima. Como nem sempre é fácil encontrar linguado fresco, vale comprar os filés congelados – mas só quando estão bem altos, grandes e branquinhos. Confira a receita. 

Filé de linguado cozido no vapor com limão-siciliano.

Filé de linguado cozido no vapor com limão-siciliano. Foto: Fernando Sciarra/Estadão

 

10. Filé de salmão assado lentamente

Essa receita da chef Carla Pernambuco é certeira. O salmão temperado fica marinando durante 24 horas na geladeira. Depois, é assado por 40 minutos e servido em temperatura ambiente com lentilhas bem temperadas. Confira a receita. 

Filé de salmão assado lentamente.

Filé de salmão assado lentamente. Foto: Clayton de Souza/Estadão

 

11. Peixe assado com tomates marinados

Uma receita descomplicada, leve e saborosa. Comece com os tomates, embebendo-os em azeite, vinagre, alho, pimenta jalapeño e orégano. Enquanto esses ingredientes liberam seus sucos, volte sua atenção para o peixe. Robalo, badejo ou mesmo truta são boas opções. Recheie com fatias de limão e tomilho e asse ou grelhe até a pele ficar crocante. Aprenda a fazer em casa. 

Peixe assado com tomates marinados.

Peixe assado com tomates marinados. Foto: Evan Sung| NYT

 

12. Sardinha ao forno com limão e tomilho

Sardinhas são abundantes nos oceanos, nutritivas, relativavente baratas e saborosas. O que mais podemos pedir de um peixe? Quando feitas no forno, elas ganham pele crocante e sabor defumado. Compre sardinhas frescas e limpas, recheie a barriga com rodelas de limão e tomilho e leve ao forno por cinco minutos, não precisa nem virar. Confira a receita. 

Sardinha ao forno com limão e tomilho.

Sardinha ao forno com limão e tomilho. Foto: Evan Sung/NYT

 

13. Merluza com leite de coco e curry vermelho

O chef Flávio Miyamura usa merluza salgada nessa receita. Leva no mínimo 12 horas para dessalgar, mas o restante do preparo do prato é fácil e rápido: o peixe fica meia hora na panela cozinhando com alho, cebola, pimentões, curry e leite de coco. Confira a receita. 

Merluza com leite de coco e curry vermelho.

Merluza com leite de coco e curry vermelho. Foto: Roberto Seba/Estadão

 

14. Pescada no forno com purê de berinjela

As postas de pescada vão ao forno por cerca de 8 minutos - fácil e rápido. Para acompanhar o peixe, tomatinhos desidratados no forno e purê de berinjela (basta assar os legumes, temperar e amassar com um garfo). Aprenda a fazer em casa.

Pescada amarela ao forno com purê de berinjela.

Pescada amarela ao forno com purê de berinjela. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

15. Badejo com crosta de castanhas e purê de banana

A castanha de baru (vem do baruzeiro, árvore típica do Cerrado brasileiro) pode ser substituída por castanha-do-pará. Junto com farinha de tapioca flocada, cria uma crosta supercrocante para o peixe. Para acompanhar, purê de banana-da-terra e vinagrete de laranja-lima. Confira a receita. 

Badejo, purê de banana e vinagrete de laranja.

Badejo, purê de banana e vinagrete de laranja. Foto: Roberto Seba/Estadão

 

* Lista publicada em abril de 2017 e atualizada pela última vez em abril de 2019.