Paladar

Receitas

Receita

Alexandre Schneider
Alexandre Schneider

Comidas típicas de festa junina: confira 25 receitas

Chegou o mês de São João e está na hora de se esbaldar com comidas típicas das festas juninas. Veja receitas especiais selecionadas pelo 'Paladar'

07 de junho de 2019 | 15:28 por Redação Paladar

Estamos em pleno mês das festas juninas e é hora de se esbaldar com as comidas típicas desta época do ano, que vão dos tradicionais pé de moleque e paçoca a bolos de fubá ou canjica. Mas não é só de doce que se faz uma festa junina. Milho cozido, pipoca, bolinho de linguiça e outros também estão no cardápio dos eventos. 

Abaixo, o Paladar selecionou releituras de clássicos das festas juninas feitas por chefs, assim como algumas receitas mais tradicionais de diversas regiões do Brasil. 

 

1. Paçoca caseira

Não existe festa junina sem a tradicional paçoca. Esta receita rende 20 unidades do quitute e é bem simples de ser feita. Se quiser inovar no docinho feito de amendoim, ainda é possível prepará-lo com castanha-do-pará ou até com chocolate. Veja aqui versões diferentes da paçoca.

Paçoca de amendoim 

Paçoca de amendoim  Foto: Roberto Seba/Estadão

 

2. Arroz-doce com calda de caramelo

O arroz-doce, outro prato bem típico das festas juninas, pode ganhar novos ares. Nesta versão, Charlô Whately, do Bistrô Charlô, prepara o doce com arroz arbóreo, aquele tipo usado em risotos, e ainda faz uma calda de caramelo para jogar em cima. Também é possível fazer versões de arroz-doce com especiarias brasileiras; com mexerica e damasco; ao estilo creme brûlée; com leite de coco ou até com um toque indiano. Aprenda a fazer estas versões.

Arroz-doce do chef Charlo Whately

Arroz-doce do chef Charlo Whately Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

3. Bolinho caipira

Esta é uma receita tradicional do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. O bolinho frito leva recheio de linguiça e salsicha. Aprenda a fazer.

Receita de bolinho caipira de farinha branca

Receita de bolinho caipira de farinha branca Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

 

4. Pudim de amendoim

A chef Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça, deu um toque especial ao clássico pudim de leite ao fazê-lo com amendoim, deixando, assim, o doce com cara de festa junina. Veja como preparar a receita.

Pudim de amendoim

Pudim de amendoim Foto: Rogerio Albuquerque

 

5. Canjica (ou mungunzá)

A chef Ana Luiza Trajano, do restaurante Brasil a Gosto, mostra como é simples preparar esta típica receita das festas juninas. Aprenda a fazer.

Canjica doce.

Canjica doce. Foto: Alexandre Schneider|Instituto Brasil a Gosto

 

6. Curau de milho-verde

Aqui, Ana Luiza Trajano prepara sua versão do curau de milho-verde. É bem simples e a cara das festas juninas, veja como fazer.

Curau de milho verde.

Curau de milho verde. Foto: Alexandre Schneider|Instituto Brasil a Gosto

 

7. Bolo de fubá com goiabada

O bolo de fubá com goiabada é uma das delícias das festas juninas e, nesta receita, a especialista em bolos Heloisa Bacellar, chef do restaurante Lá da Venda, faz sua leitura deste clássico da culinária nacional. Ainda é possível cozinhar o bolo de fubá com tapioca e amoras. Veja outras formas de preparo.

Bolo feito pela chef Heloisa Bacellar

Bolo feito pela chef Heloisa Bacellar Foto: Tadeu Brunelli|Estadão

 

8. Bolo Souza Leão

O bolo Souza Leão é um doce típico de Pernambuco. A tradicional receita nordestina é feita à base de massa puba (extraída da mandioca) e leite de coco. Confira o preparo.

Bolo Souza Leão 

Bolo Souza Leão  Foto: Roberto Seba

 

9. Pipoca salgada e pipoca doce

Que tal sair da mesmice e estourar pipocas de diferentes sabores? Para a versão salgada, estoure o milho com gengibre e shoyu ou, se quiser fazer uma pipoca doce, ouse com baunilha e canela. Confira quatro receitas diferentes de pipoca.

 

  Foto: Alex Silva|Estadão

 

10. Canjiquinha de milho cremosa com queijos brasileiros

Também conhecida como canjiquinha, a quirera de milho fica ainda mais gostosa quando misturada com queijos brasileiros. Nesta versão, o toque especial fica por conta da variedade de queijos. O importante é mesclar queijos mais e menos curados a pelo menos mais um que derreta bem. Aprenda a fazer.

 

  Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

11. Geleinha de cachaça

Que tal preparar cubinhos de gelatina com um toque de cachaça? Esta receita é uma ótima pedida para adoçar ainda mais a festa junina. Veja como preparar.

 

  Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

12. Pé de moleque salgado

Para reinventar as receitas típicas de festa junina, o chef Fábio Vieira, do Micaela, trocou o açúcar pela carne de sol na hora de fazer o pé de moleque. Aprenda a receita.

 

  Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

13. Bolo de tapioca

Esta receita elaborada pela confeiteira Joyce Galvão leva tapioca em flocos e leite de coco. Serve 12 pessoas. Além do bolo de tapioca, veja como fazer mais 11 bolos típicos das festas juninas, como o de maçã com cravo e canela, de inhame e outros.

Bolo de tapioca.

Bolo de tapioca. Foto: Roberto Seba/Estadão

 

14. Pamonha de pinhão com linguiça de porco

O chef Marcelo Corrêa Bastos, do Jiquitaia, surpreende ao criar uma versão da pamonha feita com pinhão e linguiça de porco. Veja o passo a passo e surpreenda os convidados da festa junina com este toque especial.

 

  Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

15. Milho na espiga ao estilo mexicano

A chef Renata Vanzetto, do restaurante Ema, deu um toque especial à espiga de milho, ao prepará-la com um toque de páprica picante e alho. Aprenda a fazer a versão mexicana.

 

  Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

16. Duo de cocada mole e queimada

Na dúvida se prefere cocada mole ou queimada, a chef Viviane Gonçalves, do restaurante Chef Vivi, resolveu este dilema e uniu as duas nesta receita de dar água na boca. Veja o passo a passo.

 

  Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

17. Doce de abóbora em fitas com coco

O tradicional doce ganha ares requintados nesta versão feita em “fitas” de abóbora e coco. Confira a receita.

 

  Foto: António Rodrigues|Estadão

 

18. Polenta ao forno com salsa de tomate e parmesão

Esta é uma receita clássica com toques que a deixou ainda mais saborosa. Veja como preparar.

 

  Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

19. Creme de mandioca com pimenta Sichuan

Para tirar o bom e velho creme de mandioca do comum, acrescente toques da pimenta Sichuan, de origem chinesa. Confira a receita.

 

  Foto: Márcio Fernandes|Estadão

 

20. Espeto de milho com queijo meia cura e páprica

Receita da chef Helena Rizzo, do Maní, para dar cara renovada à mesa tradicional da festa junina. Veja como fazer

Espeto de milho com queijo meia cura e páprica.

Espeto de milho com queijo meia cura e páprica. Foto: Luiz Henrique Mendes

 

21. Pirulito de chocolate com castanha de baru

Quer adoçar ainda mais a festa junina das crianças? Então aprenda a fazer um pirulito de pé de moleque e outro de chocolate. Aprenda o passo a passo.

Pirulito de chocolate com castanha de baru.

Pirulito de chocolate com castanha de baru. Foto: Luiz Henrique Mendes

 

22. Pamonha

Conhecida em todos os cantos do Brasil, a pamonha ganha ares de protagonista nas festas juninas. Aprenda a fazer a tradicional pamonha doce de milho-verde, segundo a tradição mineira pede.

Aprenda o passo a passo da pamonha mineira

Aprenda o passo a passo da pamonha mineira Foto: Tiago Queiroz|Estadão

 

23. Broa de fubá

Essa receita vem com um truque: use uma caneca polvilhada com fubá para dar formato às broinhas. Aprenda a fazer a versão de Ana Luiza Trajano, chef do Brasil a Gosto.

Broa de fubá.

Broa de fubá. Foto: Alexandre Schneider|Instituto Brasil a Gosto

 

24. Bolo pé de moleque

Uma das tradições da grande festa junina de Caruaru, em Pernambuco, é o pé de moleque, bolo feito com farinha de mandioca, ovos, goiabada, coco e castanha de caju. Esta receita rende 60 porções. Veja como preparar.

Bolo pé de moleque de Caruaru.

Bolo pé de moleque de Caruaru. Foto: Leo Caldas|Estadão

 

25. Arroz rubacão

Típico da Paraíba, esse prato é uma versão cremosa do baião de dois, bastante consumido nas festas juninas. Confira a receita.

Arroz rubacão.

Arroz rubacão. Foto: Codo Meletti|Estadão

 

Os santos juninos

Santo Antônio

Primeiro santo do calendário junino, Santo Antônio é o padroeiro dos casais e do casamento. Em sua festa, no dia 13 de junho, não pode faltar o bolo branco, que leva amêndoa e açúcar – muitas vezes a receita inclui ainda uma aliança: sorte no amor para quem encontrá-la.  

São João

No Brasil, é dele a maior festa junina do Nordeste. As duas mais concorridas são a de Caruaru, em Pernambuco, e a de Campina Grande, na Paraíba. O dia do santo é 24 de junho e, para homenageá-lo, nessa data não pode faltar pamonha fresquinha, feita com milho-verde.

São Pedro

Terceiro e último santo do mês de junho, seu dia é 29, e seu prato de devoção é a canjica, feita com a combinação de grãos de milho branco sem gérmen (ou embrião), leite e açúcar. Há algumas variações locais. No Nordeste, esse prato é conhecido como mingau de mungunzá.